quarta-feira, 23 de março de 2011

MEDITAÇÃO DO DIA 23 DE MARÇO DE 2011.


Quero compartilhar com vocês uma palavra renovadora, que “O GRANDE EU SOU” trouxe - me nas primeiras horas da manhã. Ele sempre me surpreende pela manhã, quando os primeiros raios de sol começam a aparecer, e os pássaros começam a cantar na árvore da minha vizinha.

“E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos; e serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltam.” Isaías 58:11.

Meu Pai, amigo, companheiro, conselheiro, e meu Pastor.

CARATER DE DEUS – Provedor
PRINCÍPIO EXTRAÍDO – Lealdade
PALAVRA CHAVE - Guiará

- FUNÇÃO COMO MEU PASTOR - me guiar continuamente, (pessoal), representa mostrar-me diretrizes; levar-me ao objetivo principal; ensinar-me o rumo ou caminho para chegar ao objetivo final – O MEU DESTINO e a minha missão nessa terra. Uma resposta que eu estava buscando já alguns dias.

- PROMESSA – Fartará a minha alma em lugares secos. Aqui ele se revela como provedor, aquele que supre as minhas carências da alma, ele trará equilíbrio às minhas emoções. No salmo 23, o salmista Davi se refere a Jesus como o seu Pastor, aquele que refrigera a sua alma, o bálsamo que cura as suas feridas, trazendo-lhe fartura de alegria, paz, tranqüilidade, segurança e animo para continuar, pois, a sua confiança estava depositada em Jesus naquele momento.
Mesmo que eu esteja na mais seca das estações do ano, a chuva serôdia descerá sobre mim, trazendo-me renovo e fazendo brotar as sementes de uma vida abundante em todas as áreas.

- FORTALECIMENTO – fortificará os meus ossos:

Função dos ossos - equilíbrio do corpo humano, isso representa que o senhor me dará continuamente, esse equilíbrio do qual preciso para chegar ao objetivo final, ao meu destino, e equilíbrio suficiente para cumprir o meu chamado e realizar a minha missão.
ETERNA PRIMAVERA – “... e será como um jardim regado – O rio de Deus na pessoa do Espírito Santo, com a sua torrente de águas purificadoras (Ez 47: 1-12), tornar-me-á em um jardim de Deus, regada (a) e florida, frutífera em todas as estações do ano.

OÁSIS – “... manancial, cujas águas nunca faltam. Mesmo no deserto escaldante, a água de Deus, ou seja: a sua palavra, estará saciando-me a sede e trazendo-me o refrigério, pois, o pastor garante na sua palavra que estará continuamente comigo me guiando todo o tempo.

APLICAÇÃO PESSOALToda promessa de Deus, vem acompanhada da condição para que alcancemos a mesma. Nesse caso; serei bem sucedida, se eu também abrir a minha alma, o meu coração para abençoar aqueles que também têm fome e sede de paz, alegria, esperança, confiança, tranqüilidade, e tudo isso só encontramos quando comemos do pão da vida e bebemos da água da vida que é Jesus. E essa bênção se estenderá e alcançará toda a minha descendência (verso 12), os mesmos edificarão os lugares assolados (secos), levantarão os fundamentos (função dos ossos), de geração em geração. Eu serei conhecido (a) como aquele (a) que reparou (consertou), e restaurador (a) de veredas (rumo – caminho estreito), para morar.
O mesmo que fazer o Prumo, trazendo equilíbrio para as minhas gerações futuras.

Luza Costa

sexta-feira, 18 de março de 2011

MOSÁICO - ARTE MILENAR. Primeira exposição de mosáico Curitibano, organizado por Lirba - Jardim Botânico.
















Mosaico ou arte musiva, é um embutido de pequenas peças (tesselas) de pedra ou de outros materiais (vidro, mármore, cerâmica ou conchas), formando determinado desenho. O objetivo do mosaico é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.

A palavra "mosaico" tem origem na palavra grega mouseîn, a mesma que deu origem à palavra música, que significa próprio das musas. É uma forma de arte decorativa milenar, que nos remete à época grego-romana, quando teve seu apogeu. Na sua elaboração foram utilizados diversos tipos de materiais e teve diferentes aplicações através dos tempos.

A técnica da arte musiva consiste na colocação de tesselas, que são pequenos fragmentos de pedras, como mármore e granito moldados com tagliolo e martellina, pedras semipreciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre qualquer superfície. Nos dias de hoje, o mosaico ressurgiu, despertando grande interesse, sendo cada vez mais utilizado, artisticamente, na decoração de ambientes interiores e exteriores.

CONTATOS:

e-mail: projetotalentos@hotmail.com

Tels: (41) 3209-8300 / (41) 9854-8145 - Luza

(41) 3575-2736 - Lirba

quinta-feira, 17 de março de 2011

CLAMOR

CLAMOR

Ouço o barulho de uma gigantesca onda, em contraste com a tranquilidade do momento.
O som das águas movimentando-se causa-me, a sensação de nascimento.

Nascimento que, no silêncio apresenta-se, como o som de muitas VOZES!

Que vozes são essas, que soam de forma silenciosa?
É no silêncio que ouço o som de uma orquestra preparando-se, para o nascimento.

Notas que se preparam, compondo uma música, que no silêncio, traduz um sentimento escondido em um lugar, onde só ELE pode chegar.

Música entoada, através de pinceladas escritas por mãos que retrata o sentimento escondido na alma desse ARTISTA!
Mãos que dançam, em sintonia ao sentimento do momento.
As notas... o movimento das mãos... aos poucos vão criando forma, tornando-se em o retrato desse sentimento do momento.
Momento escrito e entoado, através de mãos que, pintaram em silêncio, o CLAMOR de MUITAS VOZES!
Que sufocadas estão!
VOZES que no silêncio, conseguem transmitir um sentimento que, se torna conhecido, através de mãos que, interpretam com clareza, o sentimento de alguém que, no silêncio, apresenta sua VOZ, como o som de MUITAS ÁGUAS!

INCOMPARÁVEL ao ponto de mostrar-se a mim!
Na fenda da rocha!
Apenas pelas costas.

Alguém que no silêncio... revela-me, que o que vejo hoje, por espelho em enígma... em breve, o verei face a face.
E o que agora conheço em parte, em um futuro próximo, conhecerei como também sou conhecido.

No silêncio... ELE virá!
Já ouço a sua VOZ... chamando-me...
VEM! Amada minha...
Noiva minha... VEM!

Luza Costa.

sábado, 12 de março de 2011

BANHO DE CHUVA

BANHO DE CHUVA 11/03/2011

Dias atrás me lembrei que alguém me falava que o banho de chuva não é saudável.

Busquei no diário da minha memória, onde estava escrito essa frase.

Mãezinha ficava brava, mais tão brava que haja coragem para dar uma escapadinha / e de mansinho / quando a chuva começava /e os primeiros pingos d’água caia / corríamos / e nos escondíamos na rua de cima / para receber a chuvarada nos lombos.

Nos lombos / era assim que falávamos / no lugarejo / aonde cresci /

Quando a chuva caía / o cheiro da terra molhada / nos dava um apetite danado / e / chegamos até provar do gostinho da terra numa bocarada que só vendo / isso muito escondido / e quando era descoberto / o cipó visitava nossas costas /

Ela dizia: / se tomar banho de chuva / vai adoecer de gripe / e se adoecer /

Vai cair no cipó / isso entrava / por um ouvido e saía pelo o outro /o bom mesmo / era cair na chuva / o que viesse depois / não nos preocupava muito /isso tudo acontecia às escondidas / as flores / e as árvores / eram nossas aliadas /

A chuva de tempo / fazia as sementes nascerem / crescerem / e florescer /

A chuva fora de tempo / segurava as flores / e produzia os frutos /

As mangueiras / com suas flores brancas / e suas manguinhas pequenas / verdinhas / eram as nossas preferidas /

Manga verde com sal e pimenta do reino / era o que mais gostávamos /

MANGA VERDE COM SAL / é apenas um grau / para veneno / diziam os mais velhos /

Maravilha!/ é desse veneno que gostamos /

Engraçado / não vi ninguém morrer porque comeu manga verde com sal e pimenta do reino /

Mais / o tempo passou e eu cresci / e hoje / quando chove e sinto o cheiro de terra molhada / só me resta à lembrança / da carreira com os braços abertos de um lado a outro da rua estreita do lugarejo / chamado Estreito! / para receber a chuva / e nela / experimentar a liberdade / de ser feliz da forma mais simples que existe/

Era tão natural ser feliz!/ a simplicidade do banho na chuva / fazia-nos / conhecer o verdadeiro sentido da liberdade /

Queria voltar no tempo e ter a liberdade de ser feliz / com apenas um banho de chuva /

Luza Costa.

terça-feira, 8 de março de 2011

SEM TÍTULO

SEM TÍTULO 02-08-2009.

A estrada começa / onde o final acontece / e esse imaginário / fica no ar /

Fantasticamente / algo irá começar / no começo dessa estrada /

Surpresas / com certeza / acontecerão / mais, faz parte / dessa história /

Incrível / incrivelmente / fantasticamente / maravilhosamente / escrita / pelas mãos / de um destro / escritor /

Escritor / que, aperfeiçoa-se / na fraqueza / e que, quando estou fraco / torno-me forte / esse inigualável pensamento / de perfeição / através da fraqueza / deixa-me confusa / mas, a confusão / logo passa / quando o escritor / com suas mãos / pincela / o retrato dessa perfeição / uma verdadeira obra de arte / fantasticamente / torna-se / o realismo dessa história / cujo título / desaparece / em meio / há tanta / imaginação /

Minha atenção / volta-se / ao parágrafo inicial / onde o final acontece /

Fico imaginando / o quanto vou percorrer / até o término / dessa história / quanto suspense / nada acontece / ou acontece e, torna-se invisível / a meus olhos / de simples mortal /

O tempo / torna-se / terrivelmente ameaçador / desliza-se, como inimigo em oculto /

Posso discerni-lo / porém, não consigo parar / o relógio / com ponteiros “KAIRÓS”/ dispara em uma velocidade / espantosa / e aí, perco o tempo / outra vez / e começo /

Onde o final acontece / um final onde tudo começa / em uma estrada / completamente deserta / há espera do tempo futuro / que, pode está tão presente /mas, incontrolado / por mim /

“KAIRÓS” controlado / pelas mãos desse fantástico / ESCRITOR / cujo nome / representa / O PRINCÍPIO E O FIM /

Luza Costa

MULHER

MULHER 24/02/2011.

Não é pelo fato de ser mulher / que defino esse ser / tão especial!/
Somos singulares / espantosamente / fantasticamente / surpreendentemente / IMPREVISÍVEIS!/
Não somos perfeitas / isso não /
Mas fomos e somos BEM FEITAS!/

Por quê?/
Nascemos e vivemos para gerar um singular plural /
Confuso?/
É isso mesmo / às vezes confundimos / por isso / somos mulher!/
Geramos a mais bem feita OBRA DE ARTE!/
Geramos nós / geramos vocês / geramos... geramos.../
Uma Obra que se chama / VIDA!/
Multiplicada e abençoada e extraordinariamente inexplicável /

A VIDA É INEXPLICÁVEL /

E eu sou esse ser retirada de uma costela singular que se tornou plural /
Isso não se explica /
E se você me pedir uma explicação /
Eu sinto muito / mesmo que isso fosse possível / não te responderia /
Pois sou misteriosamente mulher / ÚNICA!/
Você jamais me entenderia!

Basta apenas me aceitar e me amar /
Assim como sou /
MULHER!/

Luza Costa.

sábado, 5 de março de 2011

MOMENTOS 05/02/2011.

Há momentos na nossa vida que vendavais sopram com uma fúria terrível/
E pensamos que a queda vai acontecer, e que não vai sobrar nada de você/
Que os pedaços irão se espalhar de tal forma / que será impossível / encaixá-los / em seu devido lugar /
Há momentos que a tristeza bate na porta da alma / e recebe um sonoro / seja bem-vinda!/
É um sentimento profundo / bem no fundo / que extravasa / pelo coração / repleto de dor / terrível /de desamor / desilusão / decepção / frustração /
Há momentos na vida da gente / que é melhor ficar sozinho caladinho / encolhidinho Ali num cantinho escondido / de mim / de todos / de tudo / da vida / do mundo / la fora /
E a gente fica / com uma vontade enorme / de dar o fora / correr pelos vales / desertos / aonde ninguém mais possa te encontrar
Há momentos que você deseja / que nem mesmo / Ele / possa te ver / te tocar / você quer silêncio total / onde possa deixar o teu coração se rasgar / a tal ponto / de você adormecer / e só acordar / depois que tudo passar / e não se lembrar de nada que passou / que te fez chorar / sofrer /
Você pode até dizer que sou louca / desvairada / alucinada E daí? /
Todos nós somos um pouco disso tudo / eu apenas assumo o que sou /
Já vivi momentos como esses / momentos escondidos / trancada /
No cômodo mais reservado da minha alma / aonde ninguém era autorizado a entrar / e participar / da minha situação dramática / e escandalosamente deprimente /
Aonde não existia / sonhos / possibilidades alternativas /
Nada que pudesse me animar /
Momentos em que os meus pedaços simplesmente espalharam-se /
E fiquei sem saber quem era quem / nesse quebra cabeça de alma estralhaçada
Mais foi em um desses momentos que você me encontrou / você estava lá /
E me fez sentir como uma criança / quando se esconde dos pais / desejando / ardentemente / ser / encontrada e acalentada / embalada / amada /
É nesses momentos que você ouve o Pai cantar uma canção de ninar / e te toca /
No mais profundo / bem no fundo / e misterioso / cômodo escondido / no interior da tua alma/

Luza Costa.