terça-feira, 15 de junho de 2010

História do Patchwork e quilt. TRABALHO DESENVOLVIDO.

O patchwork e quilt é um trabalho manual muito antigo. Desde a época dos Egípicios antigos já vemos faraós usando roupas de patchwork e quilt desenhados nas paredes das pirâmides.
Na Europa, durante a idade média, roupas de quilts eram feitas de sobras de tecidos para serem usadas como proteção embaixo das armaduras de ferro. Naquela época também eram feitas colchas para aquecimento. O patchwork e quilt na idade média era uma coisa mais utilitária.
O patchwork e quilt se espalhou por diversos países da Europa como Inglaterra, Alemanha, França e Itália.
Com a invenção da máquina de costura caseira em 1846, o patchwork e quilt passou a ser feito tanto à máquina quanto à mão. Após a segunda guerra mundial quando diversas mulheres foram trabalhar em indústrias e no comércio, houve um esquecimento do patchwork e quilt.

Na década de 70 houve um ressurgimento do patchwork e quilt, quando foram desenvolvidos diversos acessórios e instrumentos, como réguas e cortadores especiais, que, aliados ao uso da máquina de costura deram mais velocidade ao patchwork e quilt permitindo adaptar este trabalho manual ao ritmo de vida corrido do século 20 e 21. A indústria têxtil também passou a desenvolver estampas e cores especiais para o patchwork e quilt o que tornou infinita a paleta de cores e estampas tornando tecidos em uma espécie de tintas e os quilts em verdadeiras obras de arte. Por isso hoje em dia o patchwork e quilt é considerado mais que um artesanato, é considerado também uma arte.

Existem hoje, nos Estados Unidos, museus e galerias de arte especializadas no Patchwork e Quilt. Durante o Brasil colonial e imperial o patchwork e quilt ficou limitado aos escravos que usavam os retalhos das sobras das roupas de seus senhores assim como roupas velhas para fazer cobertas e roupas. Somente durante a república e com a imigração européia de italianos, alemães e posteriormente ingleses e americanos, o patchwork e quilt passou a ser mais difundido aqui no Brasil.

2 comentários:

  1. “Caminho em uma estrada, sem relógio para medir meu tempo, pois o tempo que me controlava, tornou-se, meu aliado.”

    Luza Costa.

    ResponderExcluir
  2. “Corri tanto para alcançar o final da linha; quando alcancei, percebi que era apenas o começo da largada.”

    Luza Costa.

    ResponderExcluir

amável, importante, bacana